Relações dialógicas entre orientadores/as e orientandos/as: o processo de ensino-aprendizagem da pesquisa e da docência mediante produção do gênero discursivo monografia nos cursos de licenciatura da UFF

 

Este projeto, aprovado pelo Comitê de Ética, versa sobre a relação dialógica orientadoras/es e orientandos/as nos cursos de licenciatura durante a produção do gênero discursivo monografia como prática formativa para o trabalho docente, tema esse ainda pouco explorado, inobstante incida na permanência/ evasão de estudantes na esfera acadêmica. Objetiva-se, primeiro, realizar levantamento dos cursos presenciais de licenciatura da UFF, Niterói, que exigem a escrita do gênero monografia e, consoante seus Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC), mapear e conhecer as funções atribuídas à orientação realizada por professoras/es universitárias/os nesse processo de ensino-aprendizagem da pesquisa e da docência para a Educação Básica; segundo, realizar levantamento dos cursos, dentre os que exigem a escrita do gênero monografia, que apresentam taxas expressivas de evasão e, consoante discursivizam as/os próprios estudantes, mapear e conhecer as principais dificuldades e a relação dialógica orientadoras/es e orientandos/as nesse processo de ensino-aprendizagem da pesquisa e da docência para a Educação Básica. Além de exploratória e descritiva, do tipo survey, numa abordagem predominantemente qualitativa, a pesquisa, aqui planejada, abarcará: pesquisa bibliográfica sobre a temática em plataformas de busca, como o Scielo e o banco de teses e dissertações da Capes; pesquisa documental por meio da análise dos PPC mapeados e de outros documentos oficiais; pesquisa de campo com aplicação de questionário, mediante utilização da Escala de Lickert, e realização de entrevistas individuais, cotejando os enunciados concretos (no primeiro caso, na modalidade escrita e, no segundo, na oral), analisando dialogicamente os discursos das/os estudantes do curso selecionado. As análises e a discussão estarão ancoradas nos fundamentos filosóficos das ciências humanas tratados pela filosofia da linguagem em busca da compreensão responsiva do conjunto discursivo.

Participantes

Dr.ª Fabiana Esteves Neves (orientadora)

Rafaela Garcia Estrela (bolsista)

Equipe: Adriane Matos de Araújo, Camila Fonseca de Oliveira Calderano, Camila Duarte de Souza, Camilla dos Santos Ferreira, Carolina Emília da Silva, Danuse Pereira Vieira, Dayala Paiva de Medeiros Vargens, Dionelle Araújo, Elienaia Barros da Cunha, Fabiana Esteves Neves, Jéssica do Nascimento Rodrigues, Maria Evanilda Tomé Valença, Nadja Pattresi de Souza e Silva, Rafaela Garcia Estrela, Samanta Henriques e Yasmim Pereira.

 

 Principais desafios de licenciandos de Pedagogia e Letras da Universidade Federal Fluminense, campus Gragoatá, nas práticas de leitura e escrita de gêneros discursivos acadêmicos

 

Aprovado pelo Comitê de Ética, este projeto de pesquisa versa sobre as dificuldades de licenciandos de Pedagogia e Letras da Universidade Federal Fluminense, campus Gragoatá, nas práticas de leitura e escrita de gêneros discursivos acadêmicos, ainda que sejam essenciais para a formação de docentes que serão agentes de letramento em escolas da educação básica. Por isso, seu objetivo é mapear e analisar os principais desafios de estudantes dos cursos de licenciatura em Pedagogia e Letras (UFF/Gragoatá) acerca das práticas de leitura e escrita de gêneros acadêmicos, investigando, inclusive, suas implicações sobre a formação docente. De cunho qualitativo, descritivo e exploratório, esta proposta abarca a pesquisa bibliográfica sobre a temática em plataformas de busca, como o Scielo e o banco de teses e dissertações da Capes, inclusive mapeando estudos realizados dentro da própria Universidade Federal Fluminense; a pesquisa documental por meio da análise dos Projetos Pedagógicos de Curso (Pedagogia e Letras), além de analisar outros documentos oficiais; a pesquisa de campo com aplicação de dois questionários semiestruturados (um direcionado aos estudantes e outro, aos professores desses cursos) e realização de entrevistas coletivas com estudantes, cotejando os enunciados concretos (no primeiro caso, na modalidade escrita e, no segundo, na oral), analisando dialogicamente os discursos. As análises e a discussão estarão ancoradas no dialogismo bakhtiniano e nos estudos do letramento numa abordagem transdisciplinar.

Participantes

Dr.ª Jéssica do Nascimento Rodrigues (orientadora)

Taíssa Rodrigues Barbosa Vieira (bolsista)

Equipe: Adriane Matos de Araújo, Camila Fonseca de Oliveira Calderano, Camila Duarte de Souza, Camilla dos Santos Ferreira, Carolina Emília da Silva, Danuse Pereira Vieira, Dayala Paiva de Medeiros Vargens, Dionelle Araújo, Elienaia Barros da Cunha, Fabiana Esteves Neves, Jéssica do Nascimento Rodrigues, Maria Evanilda Tomé Valença, Nadja Pattresi de Souza e Silva, Rafaela Garcia Estrela, Samanta Henriques e Yasmim Pereira.

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