Rodas de Conversa e Conversas Acadêmicas

O objetivo das Rodas de Conversa e das Conversas Acadêmicas é promover um debate acerca de um tema em comum por meio de diferentes perspectivas teórico-metodológicas. As nossas conversas estão disponíveis no canal do LabLA no YouTube: Laboratório de Letramentos Acadêmicos LabLA/UFF

2023

Em outubro de 2023, o Rodas de Conversas Acadêmicas convidou para uma conversa a Profa. Dr. Fernanda Ostermann (UFRGS) e o Prof. Dr. Diomar Deconti (IFRS – Campus Caxias do Sul) sobre o tema “Formação dialógica-responsável de professores: uma perspectiva contra-hegemônica à luz do pensamento bakhtiniano”

Nenhuma descrição de foto disponível.

Nessa edição do Rodas de Conversas Acadêmicas, recebemos o Prof. Dr. Adriano de Oliveira para uma conversa sobre “Os desafios da pesquisa, da escrita e da orientação no campo acadêmico”.

Nenhuma descrição de foto disponível.

No primeiro Roda de Conversas Acadêmicas de 2023, recebemos a Profa. Dra. Laura Silveira Botelho (UFSJ) para uma conversa sobre “A escrita da monografia em diferentes culturas disciplinares: contribuições dos letramentos acadêmicos”.

Nenhuma descrição de foto disponível.

Nessa edição, conversamos com a Profa. Dra. Fabiana dos Anjos Pinto (Colégio Pedro II) e as graduandas egressas do CPII: Aurea Cristina de Freitas Rocha (Pedagogia – UFRJ), Eslen Silva de Andrade Brito (Jornalismo – USP) e Stephanie Cristina Brito do Nascimento (Psicologia – UFF) sobre o tema “O estudo de gêneros acadêmicos na educação básica: uma proposta de ensino e pesquisa no Colégio Pedro II”

Nenhuma descrição de foto disponível.

O Profº Robson Cruz (PUC-Minas) foi o convidado da terceira edição do Rodas de Conversas Acadêmicas para uma conversa a respeito da escrita de notas e como elas podem auxiliar no desenvolvimento da escrita acadêmica.

Nenhuma descrição de foto disponível.

A segunda edição do Rodas de Conversas Acadêmicas contou com a participação da Profª Liliana Soares Ferreira, líder do Kairós, e de Marcos Britto Corrêa e Marcius Minervini Fuchs, integrantes do Kairós, para uma conversa sobre o tema “Interlocução e Trabalho Pedagógico: A vivência dos Kairós/UFSM como comunidade acadêmica”.

Nenhuma descrição de foto disponível.

A primeira edição do Roda de Conversas Acadêmicas contou com a participação da Profª Bebel Pantaleão para uma conversa sobre a escrita-inventiva.

Com mediação de Fabiana Esteves Neves (LABLA/GEPLEA), o Laboratório de Letramentos Acadêmicos recebeu a psicóloga Juliana Paula Michele para uma conversa sobre os enfrentamentos psicológicos no processo de escrita.

Nenhuma descrição de foto disponível.

A Roda de conversa discente: dificuldades acadêmicas foi a primeira atividade promovida por estudantes do Laboratório de Letramentos Acadêmicos (LabLA-UFF) para estudantes dos cursos de graduação, visando o debate sobre as dificuldades encontradas nos processos de letramento acadêmico.

A roda de conversa Conhecendo o Programa de Ensino e Extensão Laboratório de Letramentos Acadêmicos (LabLA-UFF), voltada para estudantes calouras/os, visou apresentar as ações do LabLA, as quais são relacionadas à leitura e à escrita na universidade. A conversa contou com a mediação de Fabiana Esteves Neves, Danuse Pereira e Dayala Vargens.

2020

Na primeira edição do Conversas Acadêmicas, o Grupo de Estudos e Pesquisa em Leitura e Escrita Acadêmica (GEPLEA) esteve com o grupo (Meta)Cognição e Práticas Discursivas para apresentar e discutir as propostas metacognitivas nos estudos do letramento na universidade. A conversa contou com a participação de Marcus Vinicius Brotto, Diego Vargas, Patricia Botelho, Natália Nobre e Fabiana Neves.

Na segunda edição do Conversas Acadêmicas, o Grupo de Estudos e Pesquisa em Leitura e Escrita Acadêmica (GEPLEA) convidou as professoras Dr.ª Carla Reichmann (UFPB) e Dr.ª Juliana Assis (PUC – Minas) para apresentação e discussão das contribuições bakhtinianas nos estudos dos letramentos.

Na terceira edição do Conversas Acadêmicas, o Grupo de Estudos e Pesquisa em Leitura e Escrita Acadêmica (GEPLEA) convidou as professoras as professoras Drª Regina Celi Pereira (UFPB) e Drª Eliane Feitoza Oliveira para uma conversa sobre as contribuições dos Estudos do Letramento para os letramentos acadêmicos.

Na quarta edição do Conversas Acadêmicas, o Grupo de Estudos e Pesquisa em Leitura e Escrita Acadêmica (GEPLEA) esteve com Robson Cruz (PUC-Minas) para uma conversa sobre as contribuições da psicologia para os letramentos acadêmicos.

Conversa a respeito da escrita da monografia durante o período pandêmico.

Nenhuma descrição de foto disponível.

Uma troca de experiências sobre o período de isolamento social.

Nenhuma descrição de foto disponível.

Conversa a respeito do “Sofrimento psíquico na universidade”, tendo como pauta, entre outros assuntos, as lutas pessoais e dificuldades enfrentadas no âmbito acadêmico.