A educação básica em interação com a leitura-escrita acadêmica:

diálogo e inclusão

Proposta voltada para a iniciação de estudantes dos cursos de Pedagogia e Letras ao ensino de leitura e produção textual na educação básica, assim como à iniciação dos/as estudantes desse nível aos letramentos acadêmicos. Pretendemos proporcionar experiências de letramento acadêmico a estudantes do final do Ensino fundamental e do Ensino médio do Colégio Estadual Raul Vidal, em Niterói, por meio do contato com gêneros típicos do âmbito universitário e com estratégias de autogerenciamento da leitura e da escrita. Em diálogos, convoca-se o escopo bakhtiniano, com a visão de linguagem imbricada em fatores extralinguísticos, como contexto de fala, relação do falante com o ouvinte, momento histórico. Acrescentamos a esses fundamentos a contribuição dos estudos em metacognição, para fundamentar estratégias de leitura e escrita. Esperamos, assim, orientar os/as bolsistas para que acompanhem os/as estudantes no processo de escrita de um ensaio acadêmico, a ser apresentado em um encontro na UFF e publicado online.

 

Integrantes

 

Skip to content